Grupo II

Grupo II

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

7º Encontro: Estratégia de Ensino Grupo de Verbalização e de Observação (GV/GO) e Mapa Conceitual

A aula iniciou com a professora explicando a estratégia, como funcionava e as formas de aplicação, dividindo a sala em dois grupos na sequência. Quatro pessoas formavam o GV e o restante da sala o GO, sendo que a dinâmica tinha como tema a maneira como os membros de cada grupo se comunicava para organização e montagem dos seus blogs. O pessoal do GV se posicionou sentado na parte da frente da sala, e foram discorrendo sobre como o seu grupo fazia para manter a atualização do blog, enquanto que os integrantes do GO, individualmente, receberam tarefas de observar e anotar determinados aspectos (fatores limitantes, algum conceito ou estratégia abordadoanteriormente em aula, frases marcantes, ou sugestões)  dos depoimentos de cada um do GV, que depois foram expostos e discutidos por todos.
Ao final da aula, o grupo 4 apresentou o Mapa Conceitual. Originalmente foi criado na década de 70 pelo pesquisador e navegador Joseph Novak, como ferramenta para organizar e representar o conhecimento, basicamente como um aperfeiçoamento do conhecido organograma. Forma uma espécie de teia, utilizando frases ou verbos para ligar os conceitos ao tema central, não é linear e permite que todos participem da construção do conceito.


Referência: Anastasiou, L. G. C; Alves, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade. 5. ed. Joinville: Univille, 2009. 88p.




Link para acesso ao livro: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/124590/mod_resource/content/1/Txt%2B13_Anastasiou_estrategias%20de%20ensino.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário