A aula iniciou com a
professora explicando a estratégia, como funcionava e as formas de aplicação,
dividindo a sala em dois grupos na sequência. Quatro pessoas formavam o GV e o
restante da sala o GO, sendo que a dinâmica tinha como tema a maneira como os membros
de cada grupo se comunicava para organização e montagem dos seus blogs. O
pessoal do GV se posicionou sentado na parte da frente da sala, e foram
discorrendo sobre como o seu grupo fazia para manter a atualização do blog,
enquanto que os integrantes do GO, individualmente, receberam tarefas de
observar e anotar determinados aspectos (fatores limitantes, algum conceito ou
estratégia abordadoanteriormente em aula, frases
marcantes, ou sugestões) dos depoimentos
de cada um do GV, que depois foram expostos e discutidos por todos.
Ao final da aula, o
grupo 4 apresentou o Mapa Conceitual. Originalmente foi criado na década de 70
pelo pesquisador e navegador Joseph Novak, como ferramenta para organizar e
representar o conhecimento, basicamente como um aperfeiçoamento do conhecido
organograma. Forma uma espécie de teia, utilizando frases ou verbos para ligar
os conceitos ao tema central, não é linear e permite que todos participem da
construção do conceito.
Referência: Anastasiou, L. G. C;
Alves, L. P. Processos de Ensinagem na
Universidade. 5. ed. Joinville: Univille, 2009. 88p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário