Grupo II

Grupo II

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

4˚ Encontro extra - USP: Prova Progresso

         


          Este encontro extra foi realizado na USP na Faculdade de Educação. Um seminário foi apresentado com o tema: PROVA PROGRESSO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Com autoria das Prof. Dras Irani Ferreira Gerab e Cristina Z. Tavares e apresentado pela mesma.


                 No seminário, então, foi apresentada a origem no contexto de currículos inovadores a partir do curso de Medicina, por sentirem necessidade de avaliar a aprendizagem do graduando ao longo de sua formação. A avaliação é feita de acordo com o currículo, portanto cada currículo (curso) tem uma avaliação específica.

                Na UNIFESP a PROVA PROGRESSO teve início em 1996 que se conceituava em uma ferramenta de autoavaliação e monitoramento do progresso individual dos estudantes. As provas são longitudinais aplicadas a cada ano ou semestralmente.

                 O estudo apresentado no seminário teve como objetivo identificar e analisar a produção científica sobre a prova progresso na área da saúde. E o método utilizado foi uma revisão da literatura sobre prova progresso.

                    Concluiu se que há uma expressiva incidência de pesquisas que utilizam os resultados da prova em combinação com outros instrumentos de avaliação da aprendizagem no ensino superior no contexto de currículos inovadores.

                    As tendências são teorias contemporâneas em psicometria como a teoria da resposta ao item (TRI) e o desenvolvimento de teses adaptativas computadorizadas (TAI).



Alunos presentes no seminário e confraternização:

Prof. Dra Cristina Tavares, Klauss Engelmann, Poliana Ventura e Fernanda Rodrigues




Encerramento com alunos e professores

Parabéns pelo trabalho.