Grupo II

Grupo II

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

6° Encontro: Avaliação do aprendizado no ensino superior

     Nos dias atuais, a avaliação do ensino superior não ocorre apenas por meio de avaliações semestrais as quais os alunos são submetidos. A Avaliação Educacional consiste em uma série de avaliações que têm como função promover a melhoria da aprendizagem.

     Desta forma, são utilizados alguns objetos de análise da Avaliação Educacional, como:

  • A avaliação da aprendizagem em si por meio de provas;
  • Avaliação externa, através de programas especiais como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que avaliará tanto as instituições como o curso e o desempenho dos estudantes;
  • Avaliação institucional
  • Avaliação do currículo/ projeto da instituição
  • Avaliação do desempenho do docente e do gestor

    Durante a aula, algumas questões foram colocadas em pauta para discussão, como:
  • o uso de prova prática para avaliação da aprendizagem.
  • a avaliação deve caminhar junto com o aprendizado?
  • a atitude dos profissionais deve ser avaliada?
  • Provas tradicionais: decoreba ou aprendizagem? Elas devem ser avaliadas em conjunto com a vivência?
  • Trabalhos em equipe são realmente realizados em equipe?
  • Prova progresso: qual a sua relevância?


    Nosso grupo ficou com a questão da Prova Progresso. A discussão chegou à conclusão de que a prova progresso é um instrumento de extrema relevância quando a sua finalidade é bem explicada aos alunos, pois, muitas vezes eles sabem apenas que é uma prova obrigatória, mas não sabem no que ela será útil para sua formação profissional.

    Chegamos à conclusão de que provas são necessárias para avaliação da aprendizagem dos alunos, porém, é importante que além da avaliação da aprendizagem e da prática, seja avaliada também a postura dos profissionais, pois, para os profissionais da saúde a postura frente a um paciente fará toda a diferença no momento do seu atendimento e refletirá diretamente em como você se comporta como um profissional da saúde.


    Um bom profissional leva durante toda a sua carreira a ética consigo e com o próximo, nunca se esquecendo de que, tendo ou não contato com um paciente, o paciente não é apenas um número... por trás de cada material biológico há uma vida a ser zelada e com toda a certeza podemos dizer: no juramento de cada pessoa que se propôs a ser um profissional da saúde, o mais importante é a vida de cada paciente!


Fonte: Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - MEC (Ministério da Educação) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

5º Encontro: Necessidade de Uma Formação Ética Pelos Profissionais de Saúde e Painel Integrado

O professor Dr. Vinicius Loures Rossinol iniciou a aula com uma reflexão sobre a importância da ética no dia-a-dia dos profissionais da saúde, e o entendimento desses profissionais acerca do significado desta palavra, considerando os variados casos de crise ética divulgados frequentemente pela mídia.

Em um segundo momento explicou a relação de ética com a felicidade e a consciência, listou em ordem cronológica vários pensadores e teóricos, sintetizou a abordagem de cada um deles, as diferenças entre os que eram religiosos e não-religiosos, fazendo analogia com acontecimentos históricos, exemplos de atitudes comuns, posturas adotadas por super-heróis e vilões famosos do cinema para facilitar nosso entendimento.

Ao final da aula o Grupo 1 apresentou a técnica de ensino Painel Integrado para a sala. Fomos divididos em quatro grupos, cada grupo recebeu um texto diferente (grupo 1 recebeu o texto 1, grupo 2 o texto 2, e assim por diante) para ler e discutir durante determinado tempo. Após o término desse tempo, houve uma reformulação onde cada grupo contivesse um membro que leu cada um dos textos, ou seja, da conformação 1111, 2222, 3333, 4444, os grupos passaram a ser 1234, 1234, 1234 e 1234. Essa nova organização facilitou o compartilhamento do conhecimento adquirido onde o interlocutor (quem leu o texto) transmitia as informações conforme seu entendimento, discutia com os demais e elucidava possíveis questionamentos.

Painel Integrado




        O painel integrado é uma variação da técnica de fracionamento (Phillips 6/6). A turma é dividida em subgrupos que são totalmente reformulados depois de determinado tempo de discussão, de tal forma que cada subgrupo é composto por integrantes de cada subgrupo anterior. Cada aluno leva para o novo subgrupo as conclusões e/ou ideias do grupo anterior, havendo assim possibilidades de cada grupo conhecer as ideias levantadas pelos demais.

       A técnica permite a integração de conceitos, ideias, conclusões, sendo favorável para introduzir assunto novo, integrar os alunos, explorar um documento básico sobre determinado assunto e obter a participação de todos, além de continuar um debate sobre o tema apresentado anteriormente, sob a forma de preleção, simpósio, projeção de slides ou filmes, dramatização etc .

Quando utilizar?
  • quando há uma turma numerosa;
  • quando deseja-se proporcionar contato pessoal entre os alunos;
  • quando quiser diluir o formalismo entre os alunos;
  • quando houver um interesse em elevar os níveis de participação e comunicação;
  • quando deseja-se obter uma visão do assunto sob vários ângulos;
  • quando o tempo for limitado;
  • quando houver possibilidade de deslocamento de cadeiras e de sua arrumação em círculos.


Preparando o ambiente

  • Planeje com antecedência o tema e a aplicação da técnica em função do número de alunos, natureza do assunto, tempo disponível, espaço existente etc.
  • Explique aos alunos o funcionamento da técnica, o papel e as atitudes esperadas de cada um e o tempo disponível;
  • Divida a turma em subgrupos. Apresente as questões ou o tema para discussão. Esclareça que todos devem anotar as ideias e conclusões do grupo para transmití-las aos demais grupos;
  • Formar novos grupos integrados por elementos de cada um dos grupos anteriores, elegendo um relator para cada um, com o fim de apresentar as conclusões ao grupão;
  • Faça um sumário das conclusões dos grupos e permita que estas sejam discutidas para se chegar ao consenso.

 (Fonte: Site UNAMA – Universidade da Amazônia – Metodologia do Ensino Superior)