Grupo II

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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

8º Encontro: Metodologia da Problematização e Júri Simulado

          A Metodologia da Problematização é uma proposta de ensino, de estudo e de trabalho, para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade.
Constitui uma metodologia que abrange um conjunto de métodos, técnicas, procedimentos ou atividades intencionalmente selecionadas e organizadas em etapas, as quais são classificadas como:

·                    Observação da realidade: observação da realidade social, concreta, pelos alunos a partir de um tema ou unidade de estudo, podendo para isso serem dirigidos por questões gerais que ajudem a focalizar e não fugir do tema.

·                    Pontos-chave: reflexão primeiramente sobre as possíveis causas da existência do problema em estudo.

o      Por que será que esse problema existe?

·                    Teorização: é a etapa do estudo, da investigação propriamente dita. Busca de informações necessárias sobre o problema, onde quer que elas se encontrem, dentro de cada ponto - chave já definido.

·                    Hipótese de solução: Todo o estudo realizado deverá fornecer elementos para os alunos, crítica e criativamente, elaborarem as possíveis soluções.
o   O que precisa acontecer para que o problema seja solucionado?
o   O que precisa ser providenciado?
o   O que pode realmente ser feito?

·                    Aplicação à realidade: Esta etapa da Metodologia da Problematização ultrapassa o exercício intelectual, “pois as decisões tomadas deverão ser executadas ou encaminhadas. Nesse momento, o componente social e político está mais presente. A prática que corresponde a esta etapa implica num compromisso dos alunos com o seu meio. Do meio observaram os problemas e para o meio levarão uma resposta de seus estudos, visando transformá-lo em algum grau” (Berbel, 1996, p.8-9)

O Método do Arco (Charlez Maguerez)


A finalidade desta metodologia é preparar o estudante/ ser humano para tomar consciência de seu mundo e atuar intencionalmente para transformá-lo, sempre para melhor, para um mundo e uma sociedade que permitam uma vida mais digna para o próprio homem.
Atualmente esta metodologia é muito comparada com a Proposta Curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Ambas têm como propósito não serem conclusivas e estimularem o instinto provocativo do aluno em busca da solução de um problema, porém, são duas propostas metodológicas bem diferentes, pois, a primeira, como uma metodologia que pode ser utilizada para o ensino de determinados temas de uma disciplina, nem sempre apropriada para todos os conteúdos e a segunda, como uma metodologia que passa a direcionar toda uma organização curricular. Desta forma, muitos educadores questionam o seu uso com a finalidade de ensino em determinados cursos.

“las verdaderas innovaciones serán el resultado de las características, necesidades e imaginación local de quienes las hagan... El cambio es parte del proceso educacional. Los métodos van mejorando y seguiremos aprendiendo”. Venturelli, J.

Referência: Berbel, N.A.N. (1998) - A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2.

Dinâmica de grupo

No 5° encontro, o grupo IV apresentou o caso denominado “O poço de Ryan”. Foi disponibilizado aos alunos um texto informativo sobre os problemas relacionados à falta de água em países na África, o que resultava em muitas mortes e na falta de educação para as mulheres da região, que tinham como obrigação cuidar da família e ir buscar água para consumo.
O objetivo da problemática era encontrar uma solução que diminuísse a incidência da mortalidade devido à falta de água na África. Para isso, os alunos foram divididos em grupos e a partir da contextualização responder a questões que os direcionassem para uma hipótese de solução.
Ao final, o grupo apresentou a solução que um menino de 6 anos encontrou para disponibilizar água para todas as pessoas prejudicadas pela falta de água. A solução encontrada pelo menino foi de arrecadar dinheiro para a construção de poços e obtenção de água potável. Uma campanha que pretendia arrecadar 70 dólares ao final arrecadou 20 mil dólares para criação de poços e que salvou milhares de pessoas. Após essa iniciativa, criaram uma organização chamada de “O poço de Ryan”, que continua ajudando milhares de pessoas até os dias atuais.
Para mais informações, acessem o link abaixo para ver a história de um menino que mudou a história da África.



“Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar, não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e, no entanto, a maioria da platéia ainda dorme” John Lennon


Júri Simulado


Na segunda parte da aula, o grupo responsável pelo Júri Simulado apresentou a todos, as diretrizes que norteiam esse tipo de ferramenta no ensino e aprendizagem.
De modo geral, o Júri Simulado nada mais é do que um grupo de discussão no formato de um Júri e que apresenta os seguintes e principais personagens:
Juiz – Responsável pelo direcionamento da discussão, normalmente uma pessoa experiente e que deve se colocar como uma pessoa central sem favorecimento de nenhuma das partes.
Advogado de defesa – Responsável pela defesa de um ponto de vista e pelo grupo de pessoas que lhe ajudarão na composição de seus argumentos. Deve apresentar uma boa fala e postura firme, pois esse será responsável pela colocação de seus argumentos perante o júri.
Advogado de acusação – Responsável em contrapor o ponto de vista da defesa e assim como o outro lado, possui também uma equipe de pessoas para lhe ajudar na composição de seus argumentos. Precisa ter a mesma postura do advogado de defesa perante o júri.
Testemunhas – Serão selecionados pessoas para apresentarem fatos que justifiquem seus pontos de vista e auxiliem tanto os advogados nas suas posições quanto ao júri no momento de sua escolha.
Júri – Composto por um grupo de pessoas que não irão interferir no processo do júri, mas que assistirão todo o processo a fim de formar uma opinião sobre o assunto discutido e apresentar no final, seu voto em relação aquele grupo (defesa e acusação) que melhor soube conduzir o processo e apresentar de forma mais consistente e argumentativa o seu ponto de vista.
O grupo montou um pequeno Júri Simulado para exemplificar como seria o processo. Eles escolheram um aluno para representar o Juiz, dois alunos para representar a acusação e dois alunos para a defesa, que no caso foram o Klauss e a Fernanda deste grupo. O tema escolhido não poderia ser mais polêmico: Aborto
Cada um dos alunos recebeu uma folha com alguns argumentos geralmente feitos por pessoas que defendem ou não a descriminalização do aborto, de modo a ajudar na construção de ideias que poderiam ser usadas para defender seu ponto de vista. É importante ressaltar que mesmo que o aluno, defenda uma determinada posição na sua vida, no momento do Júri, ele deverá defender aquilo que lhe foi colocado... o que é um bom exercícios de construção de opinião.
            O Júri Simulado é uma ferramenta muito interessante como forma de discussão de temas polêmicos sem que haja uma predominância de um ponto de vista, já que nesse tipo de processo, a divisão da exposição argumentativa de cada um dos lados é equilibrada e todos tem a possibilidade de serem ouvidos. O mais interessante é a abertura da possibilidade que as pessoas tem de ouvir o outro lado. Normalmente, quando temos uma opinião formada sobre algum tema, nos cercamos de visões apenas daquele ponto de vista e nem sempre nos colocamos a ouvir com atenção o que o outro lado tem a dizer. Isso é muito relevante no que tange a formação de uma pessoa que pensa e discute diversos pontos de vista, ponderando sempre antes de emitir um parecer sobre um determinado assunto.

4 comentários:

  1. Prezados cursistas! Estou visitando o trabalho de vocês e consigo perceber o percurso percorrido durante essas semanas e o quanto puderam aprender colaborativamente.
    Parabéns pela trajetória e sucesso na sua carreira profissional.
    Abs

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    1. Obrigada Professora, o incentivo também ajudou bastante.
      Abraços

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  2. Após ler o texto sobre a metodologia da problematização percebo que vocês captaram a essência desta ferramenta de ensino. Muito bom!
    Aproveito, a título de curiosidade, enviar o link do vídeo que passamos em aula: https://www.youtube.com/watch?v=jvPftkOfmFY.
    Abc

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    1. Olha que legal Davidson. Muito obrigada pela mensagem e pelo link também. Foi um ótimo trabalho o que vocês fizeram.
      Abraços

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