Grupo II

Grupo II

domingo, 9 de novembro de 2014

2˚ Encontro: Planejamento em Saúde


Nossa segunda aula foi sobre um assunto que está presente em tudo: planejamento! Para uma viagem precisamos planejar, para comprar um apartamento precisamos planejar, para realizar um evento precisamos planejar. Ou seja, o planejamento é presença constante no nosso dia-a-dia. Na docência em saúde não é diferente, precisamos planejar! Nesse contexto, destacamos uma passagem do capítulo do livro “Docência em saúde: temas e experiências”:

“O ensino em saúde, processo de natureza multidisciplinar, tem por objetivo a organização de um sistema de relações nas dimensões do conhecimento, de habilidades e atitudes, de tal modo que se favoreça, ao máximo, o processo ensino-aprendizagem, exigindo, para seu desenvolvimento, um planejamento que concretize  objetivos em propostas viáveis”.

Fizemos uma dinâmica muito interessante: deveríamos desenhar (de forma abstrata ou não) o que representa “planejamento” para nós. É muito legal ver como as ideias de cada pessoa são diferentes e como essa troca de ideias pode ser valiosa.

Infelizmente (ou felizmente, rs) esquecemos de fotografar os desenhos do nosso grupo. Mas através de figuras da internet vou mostrar o que nosso grupo desenhou:


Calendário: Eu (Letícia) e a Poli desenhamos um calendário – nós não colamos viu? – escolhemos esse desenho pois o planejamento diário é uma forma de organização bastante eficiente, que tem como objetivo atingir nossos objetivos planejados e evitar atrasos e esquecimentos.


Alvo: o Michel, novo integrante do nosso grupo, fez algo que se assemelha a um alvo. Mas não era exatamente um alvo. Era uma explicação bem mais complexa! Mas resumindo o círculo maior seriam as atividades do nosso dia-a-dia para que possamos atingir o círculo menor, que seria o objetivo final.




Relógio: o Klauss escolheu o relógio, que também tem uma certa relação com o calendário, pois é o planejamento através do tempo: dias, horas, minutos! É claro que ele deu uma explicação bem melhor, deveríamos ter gravado a fala de cada um!



Fluxograma: a Nanda desenhou um fluxograma, que é uma estratégia excelente de organização e planejamento, principalmente quando temos muitos detalhes, objetivos e etapas a serem cumpridas. É uma forma de garantir que nada seja esquecido e que o objetivo final seja obtido com êxito.


E para finalizar, termino nossa reflexão de hoje para nos fazer refletir ainda mais:


“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento” – Albert Einstein

1º Encontro: Como ser docente em saúde?

Ser docente, independente da área é um desafio. Talvez, ser docente na área da saúde seja um desafio ainda maior, pois este docente participará da formação de futuros profissionais que certamente lidarão com pessoas em situações muito delicadas (como doenças, perdas, deficiências). Isso requer, não somente uma formação teórica, mas também uma formação prática humanizada. Todo profissional da saúde acaba sendo um pouco psicólogo e um pouco amigo, escutando além do necessário. Mas isso faz “parte do pacote” desde o momento em que escolhemos uma profissão da saúde, pois a sensibilidade é uma qualidade essencial para nossa profissão.

Se queremos e exigimos profissionais qualificados, devemos também exigir docentes qualificados, pois a aprendizagem é um longo processo e os principais responsáveis são os admiráveis docentes, que mesmo diante de tantas dificuldades relacionadas à profissão, continuam firmes e fortes em sua vocação: ensinar!

Um docente na área da saúde, além de ter todos os atributos básicos de um docente no modo geral (conhecimento aprofundado e domínio do conteúdo; estar sempre atualizado acerca de pesquisas e novos avanços na sua área de atuação; desenvolver-se como referência para os alunos; saber transmitir o conhecimento de forma a despertar a curiosidade, criatividade, reflexão e problematização; trocar, e não ministrar uma aula unicamente para ensinar, visto que o processo de ensino-aprendizagem compreende não somente o conhecimento técnico especializado, mas também a riqueza das experiências e a aplicação do saber em diferentes realidades; entre outros), esse profissional especificamente deve desenvolver em seus alunos a capacidade de percepção da necessidade de integrar de forma virtuosa todas as disciplinas relacionadas a essa área, para que a abordagem e o tratamento possam ser otimizados em todos os seus estágios (prevenção, conscientização ou pré-intervenção; intervenção; e pós-intervenção ou reabilitação). Outro aspecto importante desse profissional é humanizar o atendimento e aproximar o paciente do profissional, visto que a demanda por esse atendimento é cada vez mais crescente e, que muitas vezes o profissional se vê pressionado a sistematizar e mecanizar o atendimento de forma a atender o maior número possível de pessoas para que essa necessidade seja suprida mesmo que parcialmente.

De uma forma geral, “Ser Docente” é umas das mais gratificantes e ao mesmo tempo desafiadora forma de exercer suas competências na sociedade. Gratificante por que a possibilidade de passar adiante uma experiência adquirida é algo incrivelmente satisfatório e ao mesmo tempo, é desafiador, pois como docente, a necessidade de atualização e ao estudo constante são de extrema importância na qualidade desse processo. Além disso, cabe ao docente, o peso social de guiar através de sua postura e ação em sala de aula, a vida de pessoas. É muito claro que, o destino profissional e social de pessoas está estritamente ligado aquilo que eles “absorvem” em sala de aula e de como isso é feito. Acreditamos ser essencial um trabalho de capacitação e conscientização das funções do educador para que o processo de aprendizagem dos receptores seja concreto e eficaz, pois, transmitir conhecimento é fácil, difícil mesmo é fazer isso de uma forma que quem recebe este conhecimento absorva a ponto de se tornar um disseminador deste conhecimento.


Não temos que dar bons exemplos, temos que ser o exemplo!



Aula com a professora Ana Claudia Loureiro

Tema: Laboratório de Ferramentas Colaborativas online



Professora Ana Claudia Loureiro (Pedagoga e professora convidada da Unifesp)

Para introduzir a disciplina de Didática e as ferramentas utilizadas com a finalidade da aprendizagem, a professora Ana Claudia introduziu a aula de Ferramentas Colaborativas online explicando qual a função das três importantes ferramentas utilizadas na educação para propagação do conhecimento: o canal Moodle, o Google Docs e o Blog.
Após explicação de cada ferramenta, a professora Cristina optou por escolher o Blog como ferramenta de trabalho durante este curso para montagem do portfólio de cada grupo da sala.