Nos dias atuais, a avaliação do ensino superior não ocorre apenas por meio de avaliações semestrais as quais os alunos são submetidos. A Avaliação Educacional consiste em uma série de avaliações que têm como função promover a melhoria da aprendizagem.
Desta forma, são utilizados alguns objetos de análise da Avaliação Educacional, como:
- A avaliação da aprendizagem em si por meio de provas;
- Avaliação externa, através de programas especiais como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que avaliará tanto as instituições como o curso e o desempenho dos estudantes;
- Avaliação institucional
- Avaliação do currículo/ projeto da instituição
- Avaliação do desempenho do docente e do gestor
Durante a aula, algumas questões foram colocadas em pauta para discussão, como:
- o uso de prova prática para avaliação da aprendizagem.
- a avaliação deve caminhar junto com o aprendizado?
- a atitude dos profissionais deve ser avaliada?
- Provas tradicionais: decoreba ou aprendizagem? Elas devem ser avaliadas em conjunto com a vivência?
- Trabalhos em equipe são realmente realizados em equipe?
- Prova progresso: qual a sua relevância?
Nosso grupo ficou com a questão da Prova Progresso. A discussão chegou à conclusão de que a prova progresso é um instrumento de extrema relevância quando a sua finalidade é bem explicada aos alunos, pois, muitas vezes eles sabem apenas que é uma prova obrigatória, mas não sabem no que ela será útil para sua formação profissional.
Chegamos à conclusão de que provas são necessárias para avaliação da aprendizagem dos alunos, porém, é importante que além da avaliação da aprendizagem e da prática, seja avaliada também a postura dos profissionais, pois, para os profissionais da saúde a postura frente a um paciente fará toda a diferença no momento do seu atendimento e refletirá diretamente em como você se comporta como um profissional da saúde.
Um bom profissional leva durante toda a sua carreira a ética consigo e com o próximo, nunca se esquecendo de que, tendo ou não contato com um paciente, o paciente não é apenas um número... por trás de cada material biológico há uma vida a ser zelada e com toda a certeza podemos dizer: no juramento de cada pessoa que se propôs a ser um profissional da saúde, o mais importante é a vida de cada paciente!
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - MEC (Ministério da Educação) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nenhum comentário:
Postar um comentário