E chegou ao fim mais uma etapa da nossa pós-graduação. Amanhã, dia 16 de dezembro, iremos apresentar nosso trabalho sobre a aprendizagem por meio de estudo de caso e iremos compartilhar com os colegas o blogfólio que construímos durante estas semanas!

O tema "estudo de caso" foi bastante tranquilo de ser trabalhado, pois a maioria das pessoas que escolhem a área da saúde já estão familiarizadas com essa ferramenta. Achamos que essa é uma ótima forma de incentivar o aluno a buscar conhecimento por si só, afinal, o aluno deve propor uma solução para o estudo de caso e para isso ele deve buscar todo o conteúdo que desconhece para então atingir seu objetivo.
Além disso, o estudo de caso é uma excelente forma para introduzir a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe no processo de aprendizagem. É um momento em que todos os profissionais compartilham seu conhecimento em busca de um único objetivo. O bom desempenho dessa equipe resolverá facilmente o "quebra-cabeça" que é o estudo de caso!
Várias cabeças pensam melhor que uma. Todo mundo tem sempre algo a nos ensinar!
Vamos disponibilizar aqui as referências utilizadas na nossa apresentação, caso alguém deseje se aprofundar mais no assunto:
SILVA, E.A. O modelo de ensino em saúde e o
estudo de caso integrativo como possibilidade interdisciplinar. Saúde Coletiva,
v.3, n. 9, Editorial Bolina, 2006.
GALDEANO, L.E.; ROSSI, L.A.; ZAGO, M.M.F. Roteiro
instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico. Rev Latino-am Enfermagem
2003 maio-junho; 11(3):371-5.
GRAHAM, A. Como escrever e
usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor publico. Brasília,
ENAP - 2010
Para uma reflexão sobre o processo de aprendizagem, separamos duas figuras que resumem bem esse processo complexo e tudo que absorvemos, refletimos, conhecemos e debatemos nessas últimas semanas:
Para finalizar gostaríamos de agradecer à Professora Cristina e a todos os professores convidados que dedicaram seu tempo para nossa formação acadêmica e pessoal. Fica aqui nosso muito obrigado com essa sábia frase de Jean Piaget:
Queridos alunos,
ResponderExcluirFoi uma honra tê-los em nossa turma de Formação Didático pedagógica do CEDESS em 2014. Sei que alguns inclusive colaboraram com exemplos de sua vivencia na docência como o Klauss e também não esquecerei da participação de vocês no seminário da Usp sobre a Prova Progresso. Obrigada pelo envolvimento contínuo, reflexivo, crítico e propositivo. Espero que continuem a participar de fóruns, congressos em ensino e saúde, leiam livros e pesquisas sobre a docência. Ampliem horizontes e competências pedagógicas para a construção de um perfil profissional de docência em saúde, nos processos de planejar, aprofundar teorias sobre a aprendizagem do adulto, sobre o conhecimento dos currículos, seus desenhos e interfaces políticas, conheçam estratégias interativas para o ensinar e aprender considerando é claro, as ferramentas colaborativas on line. Sentirei saudades! Venham ao CEDESS/UNIFESP nos visitar e pesquisar conosco. Grande abraço,
Acredito que falo por todos do grupo quando digo que essa disciplina nos trouxe muito aprendizado e que também sentiremos saudades...Muito obrigada por se doar com dedicação a nós, reparar detalhes, isso é muito importante...
ExcluirUm super abraço sua linda.
Poli
Play Baccarat For Free - WORRione
ResponderExcluirThe rules of the game can หารายได้เสริม differ from a regular card game. The rules, worrione rules, rules, and players' 바카라 사이트 reactions Baccarat has a wild/sloth/strangle-like look and feel as if the