O professor Dr. Vinicius Loures Rossinol
iniciou a aula com uma reflexão sobre a importância da ética no dia-a-dia dos
profissionais da saúde, e o entendimento desses profissionais acerca do
significado desta palavra, considerando os variados casos de crise ética
divulgados frequentemente pela mídia.
Em um segundo momento explicou a relação
de ética com a felicidade e a consciência, listou em ordem cronológica vários
pensadores e teóricos, sintetizou a abordagem de cada um deles, as diferenças entre
os que eram religiosos e não-religiosos, fazendo analogia com acontecimentos
históricos, exemplos de atitudes comuns, posturas adotadas por super-heróis e
vilões famosos do cinema para facilitar nosso entendimento.
Ao final da aula o Grupo 1 apresentou a
técnica de ensino Painel Integrado para a sala. Fomos divididos em quatro
grupos, cada grupo recebeu um texto diferente (grupo 1 recebeu o texto 1, grupo
2 o texto 2, e assim por diante) para ler e discutir durante determinado tempo.
Após o término desse tempo, houve uma reformulação onde
cada grupo contivesse um membro que leu cada um dos textos, ou seja, da
conformação 1111, 2222, 3333, 4444, os grupos passaram a ser 1234, 1234, 1234 e
1234. Essa nova organização facilitou o compartilhamento do conhecimento
adquirido onde o interlocutor (quem leu o texto) transmitia as informações
conforme seu entendimento, discutia com os demais e elucidava possíveis
questionamentos.
Painel Integrado
O painel integrado é uma variação
da técnica de fracionamento (Phillips 6/6). A turma é dividida em subgrupos que
são totalmente reformulados depois de determinado tempo de discussão, de tal
forma que cada subgrupo é composto por integrantes de cada subgrupo anterior.
Cada aluno leva para o novo subgrupo as conclusões e/ou ideias do grupo
anterior, havendo assim possibilidades de cada grupo conhecer as ideias
levantadas pelos demais.
A técnica permite a integração de
conceitos, ideias, conclusões, sendo favorável para introduzir assunto novo,
integrar os alunos, explorar um documento básico sobre determinado assunto e
obter a participação de todos, além de continuar um debate sobre o tema
apresentado anteriormente, sob a forma de preleção, simpósio, projeção de
slides ou filmes, dramatização etc .
Quando utilizar?
- quando há uma turma numerosa;
- quando deseja-se proporcionar contato pessoal entre os alunos;
- quando quiser diluir o formalismo entre os alunos;
- quando houver um interesse em elevar os níveis de participação e comunicação;
- quando deseja-se obter uma visão do assunto sob vários ângulos;
- quando o tempo for limitado;
- quando houver possibilidade de deslocamento de cadeiras e de sua arrumação em círculos.
Preparando o ambiente
- Planeje com antecedência o tema e a aplicação da técnica em função do número de alunos, natureza do assunto, tempo disponível, espaço existente etc.
- Explique aos alunos o funcionamento da técnica, o papel e as atitudes esperadas de cada um e o tempo disponível;
- Divida a turma em subgrupos. Apresente as questões ou o tema para discussão. Esclareça que todos devem anotar as ideias e conclusões do grupo para transmití-las aos demais grupos;
- Formar novos grupos integrados por elementos de cada um dos grupos anteriores, elegendo um relator para cada um, com o fim de apresentar as conclusões ao grupão;
- Faça um sumário das conclusões dos grupos e permita que estas sejam discutidas para se chegar ao consenso.
(Fonte: Site UNAMA
– Universidade da Amazônia – Metodologia do Ensino Superior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário