Nossa segunda aula foi sobre um assunto que está presente em tudo: planejamento! Para uma viagem precisamos planejar, para comprar um apartamento precisamos planejar, para realizar um evento precisamos planejar. Ou seja, o planejamento é presença constante no nosso dia-a-dia. Na docência em saúde não é diferente, precisamos planejar! Nesse contexto, destacamos uma passagem do capítulo do livro “Docência em saúde: temas e experiências”:
“O ensino em saúde, processo de natureza multidisciplinar, tem por objetivo a organização de um sistema de relações nas dimensões do conhecimento, de habilidades e atitudes, de tal modo que se favoreça, ao máximo, o processo ensino-aprendizagem, exigindo, para seu desenvolvimento, um planejamento que concretize objetivos em propostas viáveis”.
Fizemos uma dinâmica muito interessante: deveríamos desenhar (de forma abstrata ou não) o que representa “planejamento” para nós. É muito legal ver como as ideias de cada pessoa são diferentes e como essa troca de ideias pode ser valiosa.
Infelizmente (ou felizmente, rs) esquecemos de fotografar os desenhos do nosso grupo. Mas através de figuras da internet vou mostrar o que nosso grupo desenhou:
Calendário: Eu (Letícia) e a Poli desenhamos um calendário – nós não colamos viu? – escolhemos esse desenho pois o planejamento diário é uma forma de organização bastante eficiente, que tem como objetivo atingir nossos objetivos planejados e evitar atrasos e esquecimentos.
Alvo: o Michel, novo integrante do nosso grupo, fez algo que se assemelha a um alvo. Mas não era exatamente um alvo. Era uma explicação bem mais complexa! Mas resumindo o círculo maior seriam as atividades do nosso dia-a-dia para que possamos atingir o círculo menor, que seria o objetivo final.
Relógio: o Klauss escolheu o relógio, que também tem uma certa relação com o calendário, pois é o planejamento através do tempo: dias, horas, minutos! É claro que ele deu uma explicação bem melhor, deveríamos ter gravado a fala de cada um!
Fluxograma: a Nanda desenhou um fluxograma, que é uma estratégia excelente
de organização e planejamento, principalmente quando temos muitos detalhes,
objetivos e etapas a serem cumpridas. É uma forma de garantir que nada seja
esquecido e que o objetivo final seja obtido com êxito.
E para finalizar, termino nossa reflexão de hoje para nos
fazer refletir ainda mais:
“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por
falta de planejamento” – Albert Einstein
Olá, boa tarde.
ResponderExcluirEm relação a esta temática, fiz um esquema representativo de um fluxograma, assim como a Nanda. Acho o fluxograma muito interessante para o estabelecimento de metas e também para um bom planejamento financeiro.
Olha que legal Dandara. Obrigada por seu comentário, sua contribuição é muito importante para nós.
ExcluirAbraços